Jim Beam é uma marca americana de whiskey sediada na cidade de Clermont, Kentucky, EUA. A história de destilaria remonta ao ano de 1795, quando Jacob Beam vendeu seu primeiro barril de whiskey. Hoje, após 7 gerações da família, o Jim Beam é o bourbon mais vendido no mundo. O nome homenageia o Beam que reconstruiu a destilaria após o fim da era proibicionista americana, no ano de 1933.
O processo de produção do Jim Beam é semelhante aos bourbons tradicionais do Kentucky. É composto por uma mistura de grãos, sendo obrigatoriamente no mínimo 51% de milho, além de centeio e cevada. Os grãos são moídos e cozidos para liberar os açúcares necessários para a fermentação. Uma curiosidade do processo de fermentação é a utilização de uma cepa de levedura cultivada desde a criação da marca Jim Beam, no ano de 1933. Após fermentado, o líquido é destilado em colunas de destilação contínua para aumentar o teor alcoólico. Finalmente, o destilado trasparente, chamado white dog, é posto em barris de carvalho americano novos e tostados por dentro.
O Jim Beam Black Extra Aged recebe essa denominação por passar mais tempo maturando nos barris de carvalho e foi lançado em substituição ao Jim Beam Black Label 8 anos. Como os outros bourbons de linha da Jim Beam, o Extra Aged não possui idade definida (NAS – No Age Statement), sendo retirado dos barris quando o provador disser que está pronto.
No nariz, o Jim Beam Black é adocicado, com notas defumadas e de caramelo, baunilha e milho. Em boca, os sabores seguem os aromas, com adição de um leve picante e toques frutados. O final é longo, com persistência de caramelo e carvalho.
País – Estados Unidos
Marca – Jim Beam
Engarrafado por – Jim Beam Distilleries
Tipo – Bourbon Whiskey
Idade – NAS (No Age Statement) – Sem indicação de idade
Graduação alcoólica – 43% ABV
Composição – Destilado alcoólico de milho, centeio e malte envelhecido e água
Litragem – 1000ml
Avaliações
Não há avaliações ainda.